Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Memórias

Hoje vamos trazer à luz um pouquinho sobre a história de um meio campista que atuou pelo Azulão do Sul, Alvair Barbosa. Natural de Bagé (RS), iniciou sua carreira esportiva na equipe juvenil do Internacional de Porto Alegre (RS), nos anos de 1966 e 1967.

Já no ano seguinte foi para o Atlântico, de Erechim (RS), como atleta profissional. Em 1969 defendeu o Joaçaba (SC). Em 1970 veio para o Comercial de Ribeirão Preto (SP). Através do ex-governador Maguito Vilela e família, que dirigiam a Jataiense, da cidade de Jataí (GO), Alvair veio defender a equipe goiana, justamente no período em que o goleiro Zé Borracha e Zezé defendiam a equipe do Sudoeste Goiano.

Em 1972 foi convidado pelo então presidente do Goiatuba Esporte Clube, Eduardo Brás, a defender o Azulão do Sul, o que permitiu que no outro ano se formasse a melhor equipe goiatubense e um meio campo de fazer inveja nas principais equipes do Estado, com Franklin, Jorge, Alvair e Toninho Índio.

Junho de 1974 Alvair foi vendido ao Itumbiara Esporte Clube em troca de Belo do Dogde Dart, no valor de CR$ 30.000,00, que posteriormente foi rifado e a diretoria apurou CR$ 70.000,00, dinheiro que serviu para pagar 3 meses de salários atrasados aos atletas.

Alvair estreou pelo Itumbiara diante do Vasco da Gama, numa partida realizada no antigo Estádio Paranaíba, no alto da Avenida Santos Dumont. Disputou a Taça de Prata nos anos de 1979 e 1980, parando por aí e se tornando técnico do Gigante do Vale. No final do mesmo ano, Alvair voltou ao Azulão, onde encerrou a carreira diante do Itumbiara, vencendo esta partido por 1 x 0.

Em 1982 entrou para o mundo político, candidatou-se vereador. Foi eleito e como houve um mandato tampão, exerceu o cargo de vereador por 6 anos. Em 1985 dirigiu o Azulão e evitou que a equipe goiatubense fosse rebaixada.

No ano de 1995 participou do concurso público da Prefeitura Municipal, no qual foi aprovado e foi para a área de esportes do CEMEL, onde permaneceu por 18 anos. Atualmente presta serviços na Agência do SEBRAE de Goiatuba.

Casado, pai de 5 filhos (3 filhos no 1º relacionamento e 2 no 2º relacionamento), Alvair já tem 9 netos, fincou raízes por aqui e não sai mais.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior