Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Goiatuba é inserida no programa de eficiência energética

Ontem o Governo de Goiás deu mais um importante passo para implantar o Programa Estadual de Eficiência Energética, que visa usar novas tecnologias na produção de energia, como também a reestruturação dos sistemas de distribuição e iluminação pública em todos os 246 municípios do Estado.

Caminhando neste sentido, o vice-governador e secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico José Eliton recebeu uma missão de empresários sul-coreanos e prefeitos de 12 municípios que foram escolhidos para ingressar nesta primeira etapa do projeto. Os empresários vieram para apresentar ao Governo de Goiás sua intenção de participar do projeto como fornecedor de materiais para geração de energia através de sistemas fotovoltaicos e também a tecnologia de iluminação pública com sistema LED.

A missão de empresários mostrou ao vice-governador e prefeitos presentes no encontro que o interesse deles é de investir em Goiás com a implantação de linhas produtivas e conforme solicitado por José Eliton, com possibilidade para transferência de tecnologia. Os empresários revelaram ainda que têm interesse em adquirir produtos goianos (especialmente soja e carne).

Na oportunidade, José Eliton ressaltou o interesse do governador Marconi Perillo e do Governo de Goiás em migrar a matriz energética do Estado, inclusive aproveitando o potencial de luz solar irradiado em todo território goiano. Revelou aos empresários que no período em que foi presidente da CELG, o governo estadual desenvolveu uma pesquisa apontando o potencial energético e que a matriz eólica teve apenas uma região onde poderia ser implantada, Alto Paraíso, inviabilizando o sistema em solo goiano.

O investimento inicialmente está projetado para 12 municípios que serão beneficiados nesta primeira fase do programa com investimentos da ordem de U$ 58 milhões de dólares e promoverá a modernização do sistema de iluminação pública, com substituição do atual sistema para o de LED. Goiatuba que foi a única cidade da Região Sul incluída no projeto, poderá receber investimentos da ordem de R$ 8 milhões, melhorando não só a iluminação pública, como diminuindo o consumo de energia elétrica, melhoria na segurança pública e no meio ambiente.

Segundo o prefeito Fernando Vasconcelos, que falou representando os 12 municípios presentes na reunião, o programa de eficiência energética criado pelo Governo Estadual vem suprir uma antiga reivindicação dos municípios que carecem de investimentos em infraestrutura. Fernando também cumprimentou os empresários pela disposição de investir em Goiás.

Para Fernando, Goiatuba mais uma vez faz valer sua importância na economia do Estado e consegue outro importante benefício que será revertido na qualidade de vida dos goiatubenses.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior