Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

EMBRAPA apresenta o novo CAR

EMBRAPA apresenta o novo CAR

Esta semana técnicos da EMBRAPA visitaram toda região para apresentar a produtores rurais, profissionais que atuam no setor, como agrônomos, projetistas, geoprocessamento, agrimensores, acadêmicos dos cursos de agronomia e gestão ambiental o novo Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado através da Lei Complementar 140/2011, Lei Federal 12.651/2012, Lei Federal 12.727/2012 e o Decreto Federal 7.830/2012.

O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de integrar as informações ambientais de todas as propriedades e posse rurais, compondo o banco de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de combater o desmatamento.

Em Goiatuba o evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural e contou com a presença de produtores rurais, profissionais de todas as áreas ligadas ao setor e também de autoridades municipais, como o prefeito Fernando Vasconcelos.

Durante o evento o prefeito goiatubense ressaltou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do município e toda região, e, afirmou que seu governo não medirá esforços para apoiar as atividades do setor e que as questões ambientais também são fundamentais. Fernando Vasconcelos confirmou que o governo municipal já faz gestão para ter uma regional da SEMARH, onde os assuntos relacionados ao meio ambiente deverão ser resolvidos no próprio município.

O engenheiro ambiental, Léo Lince do Carmo Almeida, apresentou aos participantes do evento os detalhes do Cadastro Ambiental Rural e também os detalhes do novo Código Florestal Goiano, criado através da Lei Estadual 18.104/2013, que já colocou o Estado em conformidade com a nova legislação federal. Léo Lince ressaltou aos produtores que eles devem se antecipar no que for possível em seu recadastramento e que nem pensem em alimentar o cadastro com informações irreais, porque todas as propriedades podem ter suas informações checadas e que o banco de imagens de satélites do Governo é muito atual.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior