Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Cinema Popular

Cinema Popular

 

Acontece entre 04 e 21 de maio o 7º Circuito de Cinema Popular

  

Márcia Abreu 

 O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) realiza entre 04 e 21 de maio deste ano o 7º Circuito de Cinema Popular, que está em sua 2ª etapa. Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton, será exibido em oito cidades goianas. O filme aborda a magia das fábulas e do folclore brasileiro e é estrelado por uma das maiores atrizes do País, Marieta Severo.

O Cinema Popular é realizado com patrocínio exclusivo das lojas Novo Mundo através da Lei Goyazes, incentivo estadual à Cultura desde a primeira edição realizada em 2004. Este ano, o Icumam dá continuidade ao projeto iniciado em 2011, que circulou em 12 cidades e agora em 2012 será  realizado em oito novas cidades com a exibição do filme Pequenas Histórias que teve grande aprovação do público na primeira edição.

A coordenadora-geral do programa, Maria Abdalla, afirma que o objetivo do Cinema Popular é democratizar o cinema nacional. “O Cinema Popular é um circuito itinerante de exibição de filmes nacionais criado para promover a democratização do acesso ao audiovisual nacional. Atende especialmente as comunidades sem acesso às salas de cinema. É um projeto de grande impacto que já reuniu cerca de 148.100 mil pessoas em sete anos de exibição e contemplou mais de 90 municípios goianos.”

A equipe do Cine Popular prepara praças públicas para que, bem acomodada, a população possa assistir a grandes produções ao ar livre. O enredo de Pequenas Histórias gira em torno de uma costureira que conta histórias durante o feitio de colchas de retalhos. As venturas e desventuras cheias de humor e de suspense dão origem ao filme. As histórias foram elaboradas para agradarem cada tipo de espectador, crianças, jovens, adultos e idosos. Os elementos visam cativar a imaginação do público.

Para escrever o filme, o diretor Helvécio Ratton se inspirou em histórias que lhe foram contadas por uma tia na infância. “Gosto de ouvir e contar histórias, está em meu DNA. Neste longa, Marieta Severo conta quatro; duas nasceram de minha imaginação, uma foi inspirada no folclore brasileiro e a outra em nossa literatura popular”, revela.

Além de Marieta Severo, Patrícia Pillar, Paulo José, Gero Camilo e Maurício Tizumba integram o elenco de Pequenas Histórias. Helvécio Ratton dirigiu dois marcantes filmes do cenário brasileiro: A Dança dos Bonecos (1986) e O Menino Maluquinho (1995).

O 7º Circuito de Cinema Popular (2ª edição) será aberto no dia 04 de maio em Silvânia. A apresentação será na Praça do Rosário, no Centro, às 20 horas. No dia 07, a população de Ceres assiste a exibição do longa metragem na Praça Cívica. São Luis dos Montes Belos é a terceira cidade a apresentar a produção audiovisual: 09 de maio na Avenida Hermógenes Coelho, no Espelho D’água.

Em seguida, o projeto segue para Pirenópolis, com apresentação no dia 11 de maio (Rua do Lazer esquina com Beira Rio); estará em Pontalina no dia 14 de maio (Praça Alfredo Nasser); Piracanjuba, 16 de maio (Praça da Igreja da Matriz); Inhumas, 18 de maio (Praça Belarmino Essado) e Goiatuba, 21 de maio (Lago dos Buritis). Pequenas Histórias é um filme feito para toda a família.


Marieta Severo

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior