Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

CAPS de Pontalina é referência em atendimento na região

Em atividade em Pontalina há mais de um ano e meio, o CAPS- Centro de Atendimento Psicossocial, atende em torno de 500 pacientes portadores de transtornos mentais, depen-dência química e alcoolismo, da cidade e, oriundos de outros municípios da região.

Equipe especializada - Com uma equipe especializada, composta pelo médico psiquiatra, Dr. Helvécio Schiavinateo Junior, psicóloga, Dra. Daniela Furtado, enfermeira padrão, Ana Carolina Cândida Pires, além, de assistente social, auxiliares e, a coordenadora Maria Antonieta, o CAPS, assiste os pacientes de acordo com o quadro apresentado, atendendo a política governamental do Ministério da Saúde, de substituir a internação, por um tratamento mais humanizado e eficiente.

Atividades terapêuticas - Dentro do programa estabelecido pelo CAPS, além do acompanhamento médico e psicológico, os pacientes participam de atividades socio-educativas, terapia ocupacional e, de reuniões mensais, onde fazem sugestões e avaliação do tratamento que recebem. Também, os familiares dos pacientes participam de reuniões e sessões com a psicóloga, para saberem como melhor tratar e se relacionar com o paciente.

Na maioria, adultos e, nos casos de dependência química e alcoolismo, do sexo masculino, os assistidos, têm, dentre as atividades de terapia ocupacional, a confecção de artesanatos, com a utilização de materiais recicláveis e cuidam da horta existente no terreno do CAPS.

Instalações - Instalado num prédio adaptado às necessidades das pessoas que passam diariamente por alí, várias mudanças foram necessárias, principalmente, nos sanitá-rios. Existe um banheiro exclusivo, para cadeirantes, totalmente acessível e prático, considerando-se, as limitações dos usuários.

Mantenedores - O CAPS é mantido através de verbas recebidas dos Governos Federal e Estadual. A Prefeitura Municipal contribui com a manutenção das instalações e de outras despesas necessárias ao bom funcionamento da instituição. A participação ativa junto ao programa, do prefeito Milton Ricardo de Paiva, tem sido muito elogiada pelos integrantes da equipe do CAPS, pela sua disponibilidade e iniciativa.

Além de Pontalina, o CAPS, atende pacientes residentes em: Vicentinópolis, Edealina, Mairipotaba e Cromínia.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior