Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Rosy Cardoso lança Iconografia Poética dia 18

 Rosy Cardoso e Nonato Coelho, parceiros no Projeto

A artista plástica e poetisa Rosy Cardoso lança Iconografia Poética. O evento acontecerá dia 18 de junho, às 19h e 30m, no Hotel Serra de Goyás, na Av. Paranaíba nº 1445, no centro de Goiânia (em frente ao Ginásio Rio Vermelho).

O lançamento do livro Iconografia Poética, no qual se trata de uma compilação de imagens de 49 artistas Goianos, ou que vivem e trabalham no Estado de Goiás, foram pintados pela em telas, e a poetisa Rosy Cardoso escreveu poemas “biografando” cada um dos 49 artistas. Os retratos foram feitos nas técnicas de óleo ou acrílicos sobre telas, nos tamanhos de 55 x 60 cm. E todos vão estar em exposição durante uma semana, para visitação pública no local. É um livro que tem o apoio da Lei Goyzaes, uma pequena enciclopédia da arte moderna e contemporânea do estado.

Os retratos pintados a partir de 2015, em que o único artista que posou para mim foi o Papas Stefanos, os outros 48 eu fiz fotos de cada um, e os retratei através dessas fotografias.

O livro conta nossa história da arte moderna e contemporânea que tem pouco mais de 60 anos de existência, se nos situarmos no CONGRESSO DE INTELECTUAIS de 54 como o batismo cultural, no qual aglutinou capital goiana diversos artistas e intelectuais de várias áreas da cultura; e nesse curto período sedimentou-se, vários importantes artistas na história local, nacional e até internacional.

Assim, o projeto traz uma razoável visão de quem produz arte por aqui, no qual são muitos os agentes da pintura, gravura, desenho, escultura, performances etc.. Esse livro Iconografia Poética traduz a “admiração, respeito e vontade de catalogar (mesmo que apenas uma pequena parte) alguns de nossos artistas atuantes no Estado de Goiás. Quando os pintei todos ainda esram vivos, mas três deles nesse momento já não estão mais entre nós: Fé Cordula, o Juca de Lima e o  Roos , esse falecido na semana passada”, conta a artista Nonato Coelho, que retratou as imagens dos artistas biografados por Rosy Cardoso.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior