Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

HUGOL comemora dois anos com mais de três milhões de procedimentos

Dois anos cuidando de vidas e fazendo educação em saúde. O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), do Governo de Goiás, comemora seu aniversário na próxima quinta-feira, 6, às 9h, com um culto ecumênico no Auditório Francisco Ludovico, localizado na unidade de saúde.

De julho de 2015 a junho de 2017, 24 meses, o HUGOL realizou mais de 3,2 milhões de procedimentos, dentre internações, ambulatório, urgência e emergência e equipe multidisciplinar (2.304.971), procedimentos cirúrgicos (28.032), exames (908.644), transfusões (21.144) e coletas de sangue (14.953). Apenas os números referentes à categoria exames poderão sofrer alterações, pois o mês de junho de 2017 não foi validado pela prestadora do serviço.

“A construção do HUGOL é reflexo do nosso compromisso de qualificar e ampliar a saúde pública de Goiás. Saúde é um direito de todos, já está preconizado na Constituição, e levamos isso muito a sério. Essa quantidade de procedimentos em apenas dois anos demonstra isso”, sinaliza o governador Marconi Perillo.

O secretário Leonardo Vilela lembra que o HUGOL é o maior e mais moderno hospital de urgências da Região Centro-Norte do País. “Construir e manter uma unidade desse porte é sinal de que Goiás busca promover para a população uma saúde que seja referência para o País”. Ele destaca ainda que a unidade conta com atendimento a especialidades médicas muito carentes na rede pública, como de cardiologia, neurologia e de queimados. “O HUGOL foi planejado para suprir as demandas reprimidas da Saúde pública goiana”, comenta.

Para a realização dessa assistência, 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), o HUGOL conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional, biomedicina, buco-maxilo-facial, psicologia, farmácia e nutrição clínica, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio.

“O cuidado dedicado às vidas aqui atendidas foi avaliado pelos usuários com 97% de satisfação, o que reflete nossa filosofia de trabalho voltada à humanização do atendimento e, acima de tudo, à resolutividade, com qualidade e segurança para os pacientes”, explica o diretor geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.

O HUGOL apresenta um perfil de alta e média complexidade, com atendimentos em urgência e emergência, contando atualmente com 245 leitos, dentre eles 46 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, distribuídos entre leitos para adultos, crianças e vítimas de queimaduras. Além disso, possui banco de sangue próprio, ambulatório para atendimento aos pacientes que passaram por cirurgias e um centro de diagnósticos de alta precisão e complexidade para a realização de exames laboratoriais e de imagem.

O hospital recebe a demanda de vítimas de queimaduras, crianças e adultos, que são tratadas por especialistas, contemplando desde procedimentos cirúrgicos durante toda a internação até o acompanhamento pós-alta com curativos e cuidados necessários no ambulatório da unidade e, por vezes, reinternação para complemento de tratamento. Ressalta-se que são pacientes classificados como médios e grandes queimados, que requerem internação prolongada. A unidade também assiste a crianças vítimas de traumas, de média e alta complexidade, em casos como acidente de trânsito, queda, afogamento, intoxicação e outros, dispondo de atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Educando em saúde - Com os programas institucionais promovidos pelo HUGOL (PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação para o Trânsito, HUGOL nas Escolas e HUGOL na Comunidade), a unidade já interagiu com cerca de 25 mil pessoas, dentre motoristas, alunos dos colégios e moradores da Região Noroeste nos procedimentos de saúde, cidadania e entretenimento. Trevenzol detalha que “essas ações são promovidas através de recursos oriundos de doações de empresas e pessoas que se solidarizaram com essas causas, mostrando que juntos podemos transformar o mundo, por meio da educação para a conscientização e a prevenção de acidentes evitáveis”.

 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior