Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Edeia -

CONSEG realiza encontro com lideranças para tratarem de segurança


Integrantes do Conselho se reuniram para traçar estratégias

CONSEG de Edéia realiza encontro com lideranças para tratarem de segurança


Vilma Pontes
Com a proximidade do CARNAVAL e alguns fatos ocorridos em Edéia, aumenta a preocupação com a segurança da população e assim, o Presidente do Conselho de Segurança (CONSEG) de Edéia, Afonso Cairo Vieira Mendes,  reuniu-se com representantes de vários seguimentos da sociedade local, para procederem um levantamento de ações e possíveis intervenções que venham coibir a violência e garantir a tranquilidade e segurança da população.

O encontro aconteceu terça-feira (29), na Câmara Municipal e contou com a participação do Juiz de Direito desta Comarca Dr. Hermes Pereira Vidigal, o Prefeito Elson Tavares de Freitas (PSDB),  o Presidente da Câmara  Municipal Weider Pereira de Lacerda (PP), o Comandante da Polícia Civil Major Reginaldo, Delegado de Polícia Dr. Guilherme, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Valério Teles Pires,  o

Presidente do Conselho Tutelar Sanderson Freitas Rocha , entre outras lideranças locais, todas igualmente envolvidas na questão da segurança da população.

Várias considerações foram levantadas como a necessidade do aumento do policiamento e viaturas que assistem tanto à população Urbana como a rural, para consolidarem uma segurança maior aos cidadãos. As lideranças representantes das entidades entenderam que é preciso investimentos na estrutura da defesa social do município, com o intuito de estabelecer um plano de ação aproveitando a estrutura existente e o seu aperfeiçoamento, para alcançar a excelência em segurança, proporcionando tranquilidade e bem estar à população, uma vez que essa vem crescendo a cada dia, dadas as instalação de empresas de grande porte, como a Votorantim e a BP.

Discutiu-se também, sobre uma possível contribuição financeira oriunda dos seguimentos envolvidos neste processo de segurança, para viabilizar um atendimento a contento nos patrulhamentos. Na oportunidade, o Comandante Major Reginaldo entregou à Polícia Militar, do município de Edéia, uma Caminhonete Ranger para proceder ao patrulhamento da zona rural, garantindo um alcance maior e mais eficaz na cobertura da região, porém, se necessário, auxiliar também, na segurança urbana. Ficou decidido que todos os assuntos discutidos e ações propostas e aprovadas na reunião sejam efetivadas a partir do próximo mês, época em que acontecerão mais reuniões e consequentemente, surgirão estratégias cada vez mais sólidas para uma eficiente segurança preventiva à população.

O CONSEG é composto por grupos de pessoas da sociedade civil organizada que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar ações na busca de solução de seus problemas comunitários envolvendo a segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas do Governo e por Institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa envolvendo a comunidade no Brasil.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior