Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Edealina -

População recebe nova Unidade Básica de Saúde (UBS)

A população de Edealina (GO) recebeu, na semana passada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Silas Alves Vitória, no Setor Vista Bela. A construção da unidade estava prevista em protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura Municipal, Governo de Goiás e Votorantim Cimentos. Além desta inauguração, a comunidade de Edéia também será contemplada com a entrega de outra Unidade de Saúde no próximo mês.

Em março, a Votorantim Cimentos já havia entregue a Edealina um raio-X, um digitalizador de imagens e um ultrassom que foram instalados no Hospital Municipal Elias Aguiar e Silva. Somados, os investimentos da empresa na área de saúde na região ultrapassam R$ 2,7 milhões.

“Somos parceiros do poder público em iniciativas que benificiam a população a longo prazo. Acreditamos que a construção das unidades de saúde em Edealina e Edéia atende uma antiga necessidade dos moradores. Com as novas estruturas, os municípios poderão ampliar o atendimento e oferecer um acolhimento mais humanizado à comunidade”, afirmou o gerente de projetos da Votorantim Cimentos de Edealina, Rafael Toppel.

A Votorantim Cimentos foi responsável pela construção de toda a estrutura física, elétrica e hidrossanitária, priorizando fornecedores e mão de obra local. Já a aquisição de mobiliário e equipamentos, além da contratação dos profissionais de saúde para o atendimento, são responsabilidades da prefeitura.

A UBS Silas Alves Vitória, em Edealina, tem capacidade para atender 80 pessoas por dia em serviços de atenção básica, como consultas médicas de clínica geral e odontologia, além de obstetrícia e pediatria.

Com 347,10m² metros quadrados de área construída, a UBS possui acessibilidade e conta com diversos ambientes como: recepção, sala de espera, consultórios médicos, consultório odontológico, sala de observação, sala de vacina, sala de curativos, sanitários masculino e feminino, almoxarifado e área externa para embarque e desembarque de ambulância.

A secretária municipal de Saúde de Edealina, Cristiane Rocha Alves, explica que antes da construção da UBS, todo o atendimento básico de saúde era feito no Hospital Municipal e em estruturas alugadas pela Prefeitura. A abertura da UBS, portanto, ajudará no atendimento, direcionando as demandas mais complexas ao hospital e as mais simples para a UBS. “Temos mais de 20 programas de atenção básica à saúde que serão trabalhados na nova unidade. Isso significa que a população receberá um atendimento mais digno para prevenir e controlar doenças, o que contribuirá para alcançar uma melhor qualidade de vida”, disse.

O prefeito de Edealina, João Batista Gomes Rodrigues, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para consolidar projetos e ações em prol do crescimento do município. “Antes mesmo de a Votorantim Cimentos iniciar suas operações, a empresa já trouxe melhorias para Edealina, o que mostra o empenho em colaborar para o desenvolvimento da cidade. Somos gratos por essa parceria e esperamos que estejamos juntos em outras ações para beneficiar a população”, ressaltou.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior