Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Miguel Patrício -

Viva o seu melhor!

No curso da vida, o velho e o novo travam uma batalha constante. Há momentos em que o contemporâneo se sobrepõe; em outros, a experiência fala mais alto. Velho ou novo? Cada qual tem sua importância, dependendo do momento. Sabemos disso, mas na escolha de um deles, normalmente cometemos equívocos e fazemos a opção errada.

É comum ver por aí alguém usando uma calça ou uma blusa já surrada, tendo em seu guarda-roupa outra peça mais moderna, mais bonita, comprada e guardada, esperando uma ocasião especial para ser exibida. Assim acontece com os calçados adquiridos por último e confinados ao mofo das estantes. É normal as roupas de cama repetirem-se, sendo que outras, bem mais recentes, persistem escondidas nas gavetas. Os talheres mais bonitos vivem presos nos armários esperando a oportunidade de se mostrarem, talvez aguardando uma visita mais importante, que nunca aparece. Com quase todos os casais acontece assim: a maior parte dos presentes angariados na época do matrimônio é mantida intacta nas caixas. Não tenho razão? Esses são alguns dos enganos que mencionei. No entanto, não é preciso muito esforço para entender que nesses momentos o novo deve ter a preferência.

Não se deve escolher o velho e preterir o novo ou o melhor, aguardando a ocasião adequada para ser usado. O instante que espera pode não vir e você passar o tempo sem se aproveitar daquilo que, com esforço, conseguiu. Cid Moreira, na épica composição Desiderata, declama: “Viva intensamente o que já pôde realizar!” Esse alerta é pertinente, demonstra que não é salutar viver à espera de um melhor momento, pois ele pode não acontecer. Hoje é o momento. Não se pode contar sempre com o novo dia. O amanhã não existirá para sempre. Especial é o dia de hoje.

Não se trata de preconceito às coisas que contam com uma maior quantidade de anos, ou uma vil ingratidão àquilo que já te serviu por algum tempo. É natural usufruir de tudo o que existe à nossa volta, sempre com moderação e com sabedoria. Viva o seu melhor! A melhor roupa, o melhor sorriso, a melhor companhia, o melhor lugar. Você merece!

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior